Criar uma Loja Virtual Grátis

MÃOS A OBRA

QUEM É ARLINDO DE SOUZA?

ENTREVISTA

PROPÓSITO E PROPOSTAS.

INVESTIMENTOS ESSENCIAIS.

INSTITUIÇÕES A SEREM CRIADAS

LOJA DO CIDADÃO

AMI.EM

AMDEASA E.M.

BANCO AGRÍCOLA

MARCA ALTO ALEGRE TM.

AMDAS E.M.

AMDAC E.M

VALOR AMBIENTE, E.M

AMIGAE E.M

IMPLANTAÇÃO DE UMA FACULDADE

PLANO TECNOLÓGICO

PROGRAMAS NOVAS OPORTUNIDADES

PLANO DIRETOR MUNICIPAL.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO.

CONTACTOS.


Rating: 2.9/5 (253 votos)





 
    O FUTURO COMEÇA AQUI E AGORA, EU ESTOU COM VOCÊS.
VALOR AMBIENTE, E.M

Empresa Município de Gestão e Administração de resíduos.

 

Missão:

Será missão da E.M Valor Ambiente contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do Município de Alto Alegre dos Parecis, particularmente através da satisfação, com eficiência e economia de meios, das necessidades públicas no que respeita ao tratamento dos resíduos.

Visão:

A E.M Valor Ambiente pretende ser uma empresa de referência pela qualidade, eficiência e inovação tecnológica na gestão de resíduos e pela excelência na capacidade de satisfação das necessidades públicas nessa área.

Valores:

O princípio pelo qual a organização se orientará inserir-se-á uma política de sustentabilidade, não só relativamente à contribuição para o desenvolvimento sustentável do Município de Alto Alegre dos Parecis, mas essencialmente em termos da aplicação dos três aspectos da sustentabilidade em todas as actividades desta Empresa Municípal.

Assim, os valores seguidos pela E.M Valor Ambiente aliaram a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais ao crescimento económico e à manutenção do bem-estar social, em nome da qualidade de vida dos colaboradores, da comunidade e das gerações futuras.

Preservação do Ambiente - assegurar internamente e incentivar publicamente a implementação de práticas ambientais corretas e responsáveis, através de programas contínuos de formação e informação, além de apostar em projetos de requalificação ambiental.

Criação de Valor - promover a criação de valor aos utilizadores, colaboradores e accionista, pelo regular, contínuo e eficiente tratamento dos resíduos sólidos, bem como pela geração e implementação de soluções inovadoras e de qualidade.

Responsabilidade Social - assumir todos os dias um comportamento socialmente responsável e coerente para com os colaboradores, a comunidade e as restantes partes interessadas, participando activamente em iniciativas de cariz educativo, cultural e social.

Qualidade - empenhar-se activamente na inovação e qualidade dos processos, das tecnologias e da oferta de serviços, por intermédio da implementação de normas de qualidade e de um processo de contínua formação, investigação e desenvolvimento.

O projeto:A E.M Valor Ambiente, iniciará a sua actividade quando estiver reunidas as condições estruturais, legais e quando forem atribuída legalmente as responsabilidades de assegurar a realização dos atos integrados na área dos resíduos sólidos, e que no momento é função da Prefeitura Municipal das secretárias de obras e do planejamento.

A esta E.M (Empresa Municipal), de capitais exclusivamente públicos, será concedida a exploração e manutenção do Sistema de Transferência, Triagem, Tratamento e Valorização de Resíduos Urbanos do Município de Alto Alegre dos Parecis, em regime de serviço público e de exclusividade.

O contrato de concessão do Sistema será outorgado com o Múnicípio de Alto Alegre, por um prazo de 25 anos.

Deste modo, a empresa será responsável pela gestão do Sistema e de todas as suas instalações, e assegura, de forma regular, contínua e eficiente, a transferência, a triagem, o tratamento e a valorização dos resíduos produzidos no Município de Alto Alegre dos Parecis.
A E.M Valor Ambiente esterá inserida num grupo empresarial com responsabilidades de gestão nos sectores das águas e dos resíduos do Município de Alto Alegre dos Parecis em conjunto com, a E.M AMIGAE Agência Municipal de Investimento e Gestão de Águas e Esgotos.

 E com a E.M AMI Agência Municipal de Investimos no Município de Alto Alegre dos Parecis.

Com este novo modelo, pretende-se implementar uma melhor e mais eficiente gestão dos recursos hídricos regionais e dos processos de tratamento e valorização dos resíduos produzidos No Município de Alto Alegre dos Parecis e Municípios vizinhos.

Gestão de Resíduos

Os resíduos são quaisquer substâncias ou objectos de que o detentor se desfaz, ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer. A classificação dos resíduos é efectuada de acordo com a sua origem e/ou características físicas, químicas e biológicas.

Os avanços tecnológicos têm resultado na adoção de equipamentos cada vez mais avançados para tratar os resíduos, o que consequentemente tem permitido – tendo presente as especificações de cada sistema – optar por processos de valorização em detrimento da deposição final.

Os processos utilizados pela E.M Valor Ambiente para dar resposta aos resíduos produzidos no Município de Alto Alegre dos Pareci serão aplicados consoante a tipologia de resíduo em questão.

CPR do município de a.a dos parecis

Centro de Processamento de Resíduos Sólidos do Municipio de A.A. dos Parecis.

O Centro de Processamento de Resíduos Sólidos (CPR) do Município de A.A dos Parecis, que funcionará se este Governo for poder Administrativo em A.A.dos Parecis, a partir de 2012 terá por objectivo a gestão adequada e sustentável dos resíduos urbanos produzidos no Município.

   A gestão moderna e eficiente dos resíduos apresentará benefícios para a qualidade de vida da população residente no Município de A.A dos Parecis.

Edificio de Triagem

Ecocentro

O Centro incluirá uma célula para deposição de resíduos urbanos, que funcionará apenas em situações de emergência.

Para além das principais instalações, o CPRS integrará ainda uma área de terreno específica para a deposição de inertes (terras e entulhos), como forma de eliminar os diversos pólos de descarga deste tipo de resíduos existentes nas zonas urbanas do Município.

Edifício de Triagem

Neste edifício, os resíduos de embalagem de papel/cartão, plástico e metal, depositados nos ecopontos das zonas urbanas do Municipio, são sujeitos a uma operação de triagem (manual e mecânica) por tipo de material e compactados.

Após uma pré-triagem de objectos volumosos na zona de descarga, os resíduos de papel/cartão e de embalagens de plástico e metal seguirão por um tapete transportador até à cabine de triagem. Na cabine de triagem, os resíduos serão separados manualmente, pelos operadores de triagem, por tipologia de material, caindo em alvéolos individuais situados no andar inferior à cabine.

Tendo em conta a variedade de materiais, as operações são habitualmente divididas, ou seja, ora se faz a triagem de papel/cartão, ora de embalagens de plástico e metal. Neste último caso, apenas a triagem de metais ferrosos e mecânica, fruto da utilização de um separador magnético.

Os resíduos de embalagem processados no Edifício de Triagem do CPRS são enfardados por tipo de material e transportado para empresas que adquirem estes produtos.

Ecocentro

O Ecocentro será um local vigiado, destinado à recepção de resíduos com vista à reciclagem ou à valorização, provenientes da recolha selectiva efectuada pela E.M Valor Ambiente ou de pequenos produtores particulares, assim como certos tipos de resíduos perigosos que não podem ser recolhidos pelos circuitos normais de recolha.

Estes resíduos serão encaminhados - periodicamente, ou quando é atingida a capacidade dos respectivos contentores - para valorização, tratamento ou reciclagem, junto das entidades gestoras dos fluxos recicláveis ou outros operadores licenciados.

Resíduos recebidos no Ecocentro do CPRS:

- Vidro, Pilhas e acumuladores usados, Resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), Óleos lubrificantes usados, Óleos alimentares/vegetais usados, Pneus usados, Baterias, Sucata, Resíduos verdes e Madeiras

Qualquer pessoa poderá utilizar os Ecocentros e, para a maior parte dos resíduos, a entrega será gratuita. Os serviços gratuitos de recepção de resíduos terão por base o fato da E.M Valor Ambiente celebrar contrato com as respectivas entidades gestoras.

O serviço de recepção de resíduos no Ecocentro do CPRS de A.A. dos Parecis será tarifado da seguinte forma:

Resíduos de embalagens (papel/cartão, vidro e plástico/metal)

Gratuito

Pilhas e acumuladores usados

Gratuito

Óleos lubrificantes usados

Pago

Pneus usados

Gratuito

Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos

Gratuito

Animais (cadaver)

Pago

Madeiras

Pago

Resíduos verdes

Pago

Baterias

Pago

Sucata

Pago

 Edifício de Transferência

No Edifício de Transferência do CPRS, os resíduos provenientes da recolha indiferenciada no Município de A.A dos Parecis serão acondicionados em contentores autocompactadores, para transporte por via terrestre para a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos publicos ou para empresas privadas. Esta unidade estará dimensionada para receber anualmente, para este efeito, 5.000 toneladas de resíduos urbanos, variando consoante as épocas festivas ou não.

As viaturas descarregarão os resíduos numa plataforma de descarga, seguindo depois por um tapete rolante ascendente. De seguida, estes serão acondicionados em contentores autocompactadores, a fim de serem transportados para a ETRS Publicas ou empresas privadas para tratamento adequado dos resíduos, nomeadamente por incineração e, ou deposição em aterro sanitário.

No interior do local estará implementado um sistema de ventilação adequado, de forma a evitar a dispersão de poeiras e cheiros.