O Plano Tecnológico
O Plano Tecnológico será uma agenda de mudança para Alto Alegre dos Parecis que visará mobilizar as empresas, as famílias e as instituições para que, com o esforço conjugado de todos, possamos vencer os desafios de modernização que o Brasil e o mundo enfrenta. No quadro desta agenda, o nosso Governo assumirá o Plano Tecnológico como uma prioridade para as políticas públicas.
O Plano Tecnológico constituirá também o pilar para o Crescimento e a Competitividade de um Programa Municipal de Acção para o Crescimento e geração de Emprego e Renda, que traduzirá em benefícios reais para a população e para o Município de Alto Alegre dos Parecis. Iremos fazer com a ajuda de vários agentes um trabalho alargado de recolha de ideias e contributos das diversas áreas do Governo Municipal e da sociedade civil, levada a efeito pela Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico (UCPT), os Conselhos responsáveis aprovará um documento de referência e compromisso público, visando a aplicação duma estratégia de crescimento e competitividade baseada no conhecimento, na tecnologia e na inovação.
O Plano Tecnológico ficará a cargo de uma estrutura de coordenação da Estratégia , cuja missão essencial será dinamizar e acompanhar a execução das medidas previstas, dinamizando e apoiando também iniciativas no âmbito do Plano Tecnológico desenvolvidas pela sociedade civil.
O Plano Tecnológico, como uma estratégia para promover o desenvolvimento e reforçar a competitividade do nosso Município, baseia-se em três eixos:
1. Conhecimento - Qualificar as pessoas do Município para a sociedade do conhecimento, fomentando medidas estruturais vocacionadas para elevar os níveis educativos médios da população, criando um sistema abrangente e diversificado de aprendizagem ao longo da vida e mobilizando os altoalegrenses para a Sociedade de Informação.
2. Tecnologia - Vencer o atraso científico e tecnológico, apostando no reforço das competências científicas e tecnológicas municípal, estadual, nacional, públicas e privadas, reconhecendo o papel das empresas na criação de emprego qualificado e nas actividades de investigação e desenvolvimento (I & D).
3. Inovação - Imprimir um novo impulso à inovação, facilitando a adaptação do tecido produtivo aos desafios impostos pela globalização através da difusão, adaptação e uso de novos processos, formas de organização, serviços e produtos.
Fazer com que a tecnológia de informação e formação chegue primeiro nas escolas,desde o ensino prímário ao ensino superior, nos serviços públicos, no comércio local e nas empresas públicas e privadas, para facilitar a vida dos cidadãos e garantir boa qualidade nos serviços prestado as populações de Alto Alegre dos Parecis