Criar uma Loja Virtual Grátis

MÃOS A OBRA

QUEM É ARLINDO DE SOUZA?

ENTREVISTA

PROPÓSITO E PROPOSTAS.

INVESTIMENTOS ESSENCIAIS.

INSTITUIÇÕES A SEREM CRIADAS

LOJA DO CIDADÃO

AMI.EM

AMDEASA E.M.

BANCO AGRÍCOLA

MARCA ALTO ALEGRE TM.

AMDAS E.M.

AMDAC E.M

VALOR AMBIENTE, E.M

AMIGAE E.M

IMPLANTAÇÃO DE UMA FACULDADE

PLANO TECNOLÓGICO

PROGRAMAS NOVAS OPORTUNIDADES

PLANO DIRETOR MUNICIPAL.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO.

CONTACTOS.


Rating: 2.9/5 (253 votos)





 
    O FUTURO COMEÇA AQUI E AGORA, EU ESTOU COM VOCÊS.
AMDAS E.M.

    

Agência Municpal Desenvolvimento e Apoio Social

Esta Empresa Municipal será responsável pela gestão e por desenvolver os programas de apoio sociais que serão criados pelo nosso Governo para o Município de Alto Alegre dos Parecis.

Missão

  A AMDAS E.M. Agência Municpal Desenvolvimento e Apoio Social

Cumprirá a orientação estratégica que o nosso Governo para o Município traçará uma política real e eficiente no sentido de privilegiar a coesão social como pilar da sua actuação, contribuindo deste modo para um desenvolvimento sustentado do Município.

A AMDAS E.M. terá como principal objectivo otimizar a capacidade de respostas aos fundamental diversos problemas sociais que afetam algumas pessoas deste munícipio que são menos favorecidas ou que não tenham as minimas condições de terem uma vida estável.

Criar um modelo de apoio social que favoreçam familias numerosas, e pessoas que necessitam de apoio estruturante e que seja capaz de resocializar e dar oportunidade aos mesmos de serem integrados efetivamente na nossa sociedade.

 

Competências

Serão competências da AMDAS E.M. a inventariação das necessidades habitacionais de familias extremamente carênciadas e de garantir uma vida digna e sociavel no nosso meio social.

Garantir saúde, educação, emprego e lazer para todos aqueles que são menos favorecidos fazendo com que a nossa Governação seja uma Governação eficênte e que dará a todos menos favorecidos a chance de serem dignamente respeitados e que suas vidas possam tomar novos rumos, e que todos possam ter garantido seus direitos e que possam contribuir com o progresso e desenvolvimento municipal e humano neste município.

Acção Social

A acção social constitui a tónica principal da actuação da AMDAS E.M. A empresa terá uma equipe de técnicos altamente qualificados, especializados na intervenção e acompanhamento social das famílias realojadas, de forma a dotá-las de informação e formação que permita lançar as bases de uma permanente e crescente intervenção social e cívica junto dos agregados que vivem no nosso património habitacional, promovendo novas respostas de carácter social, quer em equipamentos, quer em acções imateriais, capazes de promover a auto-estima colectiva destas populações e a sua plena integração cívica e social.

Dada a diversidade de problemas que afectam as famílias em causa, serão também diversas as dimensões da intervenção das equipes de apoio social desta empresa.

No seguimento das orientações políticas definidas pela nossa Governação na Prefeitura Municipal de Alto Alegre dos Parecis a AMDAS E.M.
promoverá, a partir de 2013 uma estratégia no que respeita às suas áreas de intervenção, com especial enfoque para o desenvolvimento do projetos e acções de cariz social.

A coesão social é assumida como pilar fundamental da acção da AMDAS E.M
, será necessário assegurar o reforço de meios do Núcleo de Apoio Social de forma a sustentar as várias políticas a desenvolver.

O núcleo de apoio social estará organizado em duas grandes dimensões: grupos transversais, divididos por sete grandes áreas temáticas; grupos territoriais, divididos por cinco grandes áreas geográficas de proximidade.

Objectivos Estratégicos

A empresa AMDAS E.M. seguirá, em 2013, os seguintes objectivos estratégicos:

- promover o desenvolvimento de políticas sociais
- disponibilizar soluções individualizadas por agregado

É através do atendimento, acompanhamento e tratamento/encaminhamento das situações-problema que os Gabinetes de Apoio Social investem na prossecução, entre outros, dos seguintes, objectivos:

- incentivar regras de habitabilidade para a melhoria da qualidade de vida
- apostar na melhoria dos padrões de conforto e salubridade das famílias
-prevenir/combater situações de vizinhança conflituosa
-promover a participação e auto-organização desta população
-reduzir/eliminar os níveis de degradação sócio-urbanística
- proporcionar a intervenção social e psicológica dos moradores residentes nos empreendimentos sociais, promovendo a sua estabilidade emocional, familiar e comunitária
- promover o acompanhamento, apoio técnico/psicológico e encaminhamentos em utentes mais fragilizados e que apresentem factores de risco e/ou exclusão sócio-económica
- conceber um modelo adequado de intervenção social e comunitária, através da prevenção

Primária, secundária e terciária, visando a melhoria das condições de vida das famílias e da qualidade de vida em geral
- facilitar o desenvolvimento da identidade pessoal dos adultos, das crianças e jovens e ajudá-los na construção do seu projecto de vida.

As famílias deslocarão-se ao Atendimento Local por iniciativa própria, por marcação prévia, ou na sequência de convocatória por parte do técnico de apoio social. Os problemas colocados com maior frequência relacionarão mais concretamente com as seguintes problemáticas: carência económica, gestão desadequada de recursos económicos, adaptação ao novo espaço habitacional/cuidados de higiene e limpeza da habitação, relacionamento entre os/as vizinhos, toxicodependência/alcoolismo, violência doméstica e incumprimentos relacionados com os deveres dos arrendatários, parte integrante do Regulamento Municipal para as Habitações Sociais, entre outras.

No decorrer dos atendimentos e de visitas domiciliárias são identificadas as vulnerabilidades do agregado familiar e elaborado o respectivo plano de intervenção com o objectivo de melhorar a qualidade de vida das famílias.

Assim, teremos previsto para apartirdo ano 2013 para o acompanhamento e intervenção comunitária da AMDAS E.M, nomeadamente as seguintes actividades:

 

- Acompanhamento e atendimento dos indivíduos e das famílias residentes;
- Acompanhamento psicossocial dos residentes nas diferentes fases do realojamento;
- Promoção dos princípios de responsabilização, da participação e da proximidade dos residentes, através da realização de acções de sensibilização orientadas para observância de regras e procedimentos, de implementação de projectos de criação e manutenção de zonas ajardinadas, de hortas comunitárias, de zonas de churrasqueiras, tanques comunitários e locais de lazer/convívio, de forma a contribuir para uma boa vizinhança, a conservação dos edifícios e a gestão dos espaços comuns;
- Realização de visitas domiciliárias para verificar estado de conservação e higiene habitacional, e controlar eventuais situações de coabitação;
- Encaminhamento das situações de vulnerabilidade social para as instituições locais;
- Acompanhar sistematicamente famílias problemáticas em termos de "projectos e vida";
- Dar início à implantação e dinamização dos diferentes espaços lúdico-pedagógicos, tais como: as Oficinas de Matemática "Divertir com o Saber", Centros de Actividades Ocupacionais, Espaço Intergeracionais, que envolva crianças e jovens.
- Organizar actividades de animação sociocultural e ocupação de tempos livres, dirigidas às crianças e jovens.

 Estas actividades pretendem proporcionar a igualdade de oportunidades relativamente a outras crianças e jovens do meio social envolvente e alicerçar as bases para uma intervenção psicossocial com as crianças, fundamentais para o trabalho em contexto habitacional;
- Encaminhar adultos para cursos de educação e formação de adultos e acções de formação;
- Realização de concursos de "melhor entrada" e de "melhor jardim com o objectivo de sensibilizar a "população residente nos empreendimentos para a conservação e manutenção dos espaços comuns e a correcta apropriação dos jardins e zonas de lazer;
- Implementação de hortas comunitárias nos empreendimentos habitacionais sociais para que juntos possamos contribuir para a alimentação social que disponibilizaremos para os mais carenciados.

- Realização de concursos de "melhor horta" sensibilizar e motivar os moradores para o cultivo de produtos hortícolas, para o consumo próprio e para a continuação das boas práticas da cultura biológica;
- Acompanhamento logopédico - Terapia da Fala - a algumas crianças com dificuldades ao nível da linguagem para prevenir, diagnosticar, tratar e investigar os problemas de linguagem em crianças residentes nos empreendimentos sociais; os técnicos responsáveis pela implementação do programa deslocarão se aos jardins-de-infância e escolas do ensino básico, nos quais estão inseridas as crianças, duas vezes por semana, onde se realizam sessões de trabalho que variam entre os 30 e os 50 minutos, faz ainda a articulação com as educadoras/professoras das crianças, no sentido de perceber/actuar perante determinados comportamentos, não só das crianças como também das suas famílias.
- Realização de sessões de esclarecimento sobre técnicas de procura de emprego;
- Realizar acções de sensibilização na área da educação para a saúde, abrangendo a prevenção primária da toxicodependência e do alcoolismo, a educação sexual, o planeamento familiar, a saúde oral e os primeiros socorros;
- Rastreio cardiovascular nos empreendimentos socias nos bairros e comuindades rurais.
Igualmente, será dada inicio à candidatura para a Requalificação e Regeneração das Urbanizações das zonas urbanas do Município de Alto Alegre dos Parecis.

1 - Aprovando no âmbito da nossa Governação Social, através da colaboração do Gabinete de Apoio Social Local o Combate à Pobreza e à Exclusão Social, a AMDAS E.M, subscreverá o acordo de participação na candidatura conjunta do Município e entidades públicas e privadas que integram a Rede Social ao Programa Nacional do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, comprometendo-se a desenvolver acções de sensibilização, informação e divulgação relativa aos complexos fenómenos da pobreza e da exclusão social.

 

Intervenção Social

A intervenção social entende-se como prioritária no que respeita à promoção da autonomia sócio-económica dos moradores, através de acções diversificadas, especialmente destinados aos estratos da população mais fragilizados: família, infância e terceira idade.

A AMDAS E.M,
considera que abordar a política social de habitação é, em primeiro lugar, pensar nas pessoas, isto é, pensar numa política de valorização da qualidade de vida da população que, passando muito pela habitação, não se esgota neste domínio, pelo contrário dá início a um processo global de melhoria da qualidade de vida das pessoas.

É pois necessário fazer coincidir a melhoria das condições de alojamento com a melhoria das condições envolventes aos conjuntos habitacionais, de forma a criar nos moradores, através de uma participação activa, uma identificação positiva do conjunto habitacional onde moram.

A mudança de casa deve significar uma mudança efectiva de vida e, se muitas famílias conseguem produzir essa mudança qualitativa com esforço pessoal dos seus membros, outras revelam dificuldades e debilidades que, por isso, requerem ajuda e acompanhamento, desde a simples adaptação a uma casa com condições de habitabilidade normal que anteriormente tinham, até problemas mais vastos como o alcoolismo, deficiência, inserção no mercado de trabalho, insucesso e abandono escolar, falta de cuidados a dispensar às crianças, aos jovens, aos idosos, entre outras problemáticas.

 

A AMDAS E.M, pretenderá, aparti do ano de 2013, implantar e consolidar alguns princípios de gestão, bem como implantar melhorias estruturantes e eficazes  nos projetos iniciados em anos anteriores, o que permitira à promoção das condições necessárias ao desenvolvimento de uma política social direccionada para a satisfação das necessidades reais das famílias residentes nos nossos empreendimentos habitacionais sociais ou em bairros carenciados  e até mesmo em famílias que vivem em comunidades rurais, regulando a vida colectiva e apoiando um processo dinâmico de busca constante de soluções concretas para as necessidades de natureza mais comuns, bem como a disponibilização de soluções mais individualizadas através de "projetos de vida".

A AMDAS E.M.
seguirá e reforçará o acompanhamento social de proximidade aos agregados familiares residentes nos empreendimentos sociais, em bairros e comunidades carenciadas que, pela sua história de vida, se apresentam em posição de maior vulnerabilidade a fenómenos de exclusão social.

Este tipo de intervenção, tal como o passado demonstra, constitui, na prática, uma intervenção que se reveste de grande delicadeza, uma vez que implica o desenvolvimento do trabalho de intervenção e acompanhamento dentro da própria habitação, em áreas tão delicadas como a higiene pessoal e habitacional, a saúde e as dinâmicas familiares.

Núcleo Apoio Social

O trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Social assenta no acompanhamento social dos munícipes realojados nos empreendimentos de habitação social que serão geridos por esta Empresa Municipal, concretizando-se no acompanhamento sócio-familiar dos agregados familiares e na promoção da auto-organização relativa aos espaços comuns.

Numa perspectiva de otimização dos recursos, quer humanos quer financeiros, a AMDAS E.M.,
entenderá que deverá reformular a renovação e qualificação das equipaes de intervenção. Neste sentido, manter-se-á a intervenção em termos territoriais, através do atendimento e acompanhamento aos munícipes, a funcionar nos Gabinetes de Apoio Social.
A AMDAS E.M, organizará, a partir de 2013, internamente a equipa social por grupos transversais. No entanto, entendemos que serão criadas as condições para que em 2013, passamos iniciar as intervenções nos seguintes setores: a Educação, Formação e Emprego, Saúde, Habitação, Acção Social, Equipamentos, Animação Sócio-Cultural, e que serão trabalhadas em termos territoriais e em função das necessidades identificadas para cada localidade.

Projectos Sociais de Ambito Local

 

A AMDAS E.M, desenvolverá um vasto conjunto de projectos sociais de âmbito local em parceria com diversas instituições do Municípo de Alto Alegre dos Parecis.
"Escola no Bairro" será um dos primeiros projetos social que será promovido pela
AMDAS E.M, em parceria com  a AMDACE E.M.
Trata-se de um projecto-piloto que visará  a integração de moças e rapazes no sistema educativo que  se encontrará  em fase de implementação nos empreendimentos sociais.

O projecto "Divertir com o Saber" será implementado em 2013, numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Alto Alegre dos Parecis, a
AMDAS E.M e a AMDACE E.M. e será dirigido a todas as crianças dos empreendimentos sociais a frequentar o 1º grau do ensino básico, tendo como objectivo fomentar o raciocínio lógico na área da matemática, através de diversas actividades. O projeto será desenvolvido em todos os empreendimentos sociais e será frequentado por alunos das zonas urbanas e rurais. No ano lectivo de 2013/2017, as salas de matemática serão alargadas e será introduzido o ensino do Português.

As "Hortas Comunitárias" representarão mais uma preocupação da AMDAS E.M na promoção de hábitos saudáveis e na qualidade de vida da população. Trata-se de um projeto pioneiro que será lançado em 2013.

O projeto será concebido pelo Parque Biológico de Alto Alegre dos Parecis. Serão criados talhões de terreno cultivável, com ponto de água individual, que os moradores usufruirão a título gratuito pelo período de três anos. O compromisso dos munícipes consiste em tratar da boa conservação do espaço, promover a diversidade de cultivos e utilizar os produtos da horta para consumo próprio, não podendo comercializá-los.